sábado, 3 de setembro de 2011

Trabalhando com pronomes relativos (04)

Trabalhando com PRONOMES RELATIVOS (04)

Já vimos os pronomes relativos que e quem, cujo, cuja, . . .  
Hoje trabalharemos com o relativo onde.

O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual.
Esta é a cidade onde (em que/na qual) habito.

Atenção! O pronome onde é empregado com verbos que NÃO dão idéia de movimento. Pode ser usado sem antecedente.
Nunca mais morei na cidade onde nasci.
Mococa é a cidade onde nasci.
São Paulo é a cidade onde moro hoje.

Por outro lado, aonde é empregado com verbos que dão ideia de movimento e equivale a para onde”: é o resultado da combinação da preposição a + o pronome onde.
As crianças estavam perdidas, sem saber aonde ir.
Por quê?
Porque o verbo da oração em que está o pronome relativo exige a preposição “a.
(Quem vai vai a algum lugar.)

Além do verbo “ir(a)”, outros verbos nos dão ideia de movimento: chegar(a) , dirigir-se(a) , levar algo(a) , . . .

Desconheço o lugar aonde você quer ir.
(Quem quer ir, quer ir a algum lugar.)

Aonde você quer chegar?
(Quem quer chegar, quer chegar a algum lugar.)

Aonde nos levará a sua irresponsabilidade?
(Quem leva algo, leva algo a algum lugar.)

A preposição a pode ser substituída pela preposição para, como aparece em: Para onde iremos no próximo mês?
       Iremos
aonde a estrada nos levar.


Tentem preencher os espaços, usando onde ou aonde conforme o caso.

01. O bairro ________ moro não é violento.

02. Já o bairro ________ vou é perigosíssimo.

03. ________ está Lia? Ela saiu; contudo, não sei ________ ela foi.

04. fui ao clube ________ Lia irá amanhã.

05. Mas hoje não sei ________ ela anda. (*)

06. Sabe ________ esse ônibus vai?

07. Só sei ________ ele passará. (*)

08. Não sei ________ ou a quem devo me dirigir.

09. “________ você estiver, não se esqueça de mim.”

10. “________ quer que eu / Levo você no olhar.”
     
11. “________ está você / Se o sol morrendo te escondeu?”

Atenção! A preposição por pode acompanhar alguns verbos, dependendo do contexto.
(Quem anda anda por algum lugar. / Quem passa passa por algum lugar.)

Vejam, agora, um trecho da canção “Domingo”, gravada pelos Titãs.
Retirei isso de uma aula do Professor Pasquale Cipro Neto – aula à qual assisti, na TV Cultura.

“... não é Sexta-Feira Santa,
nem um outro feriado,
e antes que eu esqueça aonde estou,
antes que eu esqueça aonde estou,
aonde estou com a cabeça?”

Aonde eu estou” ou “onde eu estou”?

Se “Quem está está em algum lugar”, não cabe aí a preposição a. Concordam?

Logo, a forma correta na letra da canção deveria ser:

“... e antes que eu esqueça onde estou,
antes que eu esqueça
onde estou,
onde estou com a cabeça?” 

É isso.
Amanhã, serão postadas as respostas.
Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário