sábado, 17 de setembro de 2011

Trabalhando com crase (02)

Trabalhando com CRASE (02)


Bem! Já vimos que crase é a soma, é a adição, é a união, é a contração de dois sons idênticos: geralmente, é a contração da preposição a com o artigo a (a+a=à), ou com o a inicial dos pronomes demonstrativos aquele, aquilo (a + aquele = àquele).

Já vimos que a preposição a faz parte de um verbo:
Gosto de assistir a filmes românticos.
Ou faz parte de um nome:
Sou devota a São Francisco.

Mas aí, Vocês me perguntarão “de onde se tira o tal artigo a”...
O artigo é a palavra que acompanha o substantivo. Logo, o artigo a acompanha só o substantivo feminino.

Hum! Mas será que todo substantivo feminino aceita o artigo a?

Vejamos uma bela sugestão!

Mococa é um substantivo feminino. Para se saber se ele aceita o artigo a, basta que iniciem uma oração com . . . A Mococa!
A Mococa é uma cidade muito quente.

Hum! Não ficou bom. Por quê? Porque o a não combina com o nome de nossa cidade. . . Também não combina com Campinas, Minas Gerais, . . .
Já podemos dizer: A Bahia é a terra de Caymmi. Deu certo!

Assim, toda vez que tiverem dúvida – se o substantivo aceita ou não o artigo a – façam o teste que fiz acima. Pronto!

Agora, vamos aproveitar os verbos já conhecidos – verbos com a preposição a – e usar substantivos femininos diante deles.

Eu assisto a a novela das seis. (Eu presencio, vejo e ouço...)

Eu aspiro a a posição de chefe. (Eu pretendo, almejo...)

Eu quero muito a a mamãe. (Eu estimo, quero bem...)

Eu viso a a saúde de todos. (Eu pretendo...)

Como ficam as orações acima? Vejam.
Eu assisto (a+a) à novela das seis.

Eu aspiro (a+a) à posição de chefe. (Eu pretendo, almejo...)

Eu quero muito (a+a) à mamãe. (Eu estimo, quero bem...)

Eu viso (a+a) à saúde de todos. (Eu pretendo...)

Tentem preencher os espaços abaixo, usando a preposição a + o artigo o (quando necessários):

  1. O bom médico assiste _____ moribunda.
  2. Leo só assiste _____ tragédia grega.
  3. Lia só aspira _____ posição de chefe da firma.
  4. Eu aspiro _____ substância aromática do vidro azul.
  5. Papai quer _____ garota como a uma filha.
  6. Já você só quer _____ moto mais cara, não é?  
  7. O professor visou ______ provas de Física.
  8. O atirador visou _____ arara e atirou.
  9. Nós visamos _____ vitória de todos.

Há também verbos que exigem a preposição a, ao se referirem a pessoas:
Eu enviei flores a meu professor.

Preencham os espaços, usando a preposição a só quando o verbo se referir a “alguém”:

10. Mamãe enviou o doce a vizinha.

11. Mamãe informou o acidente a médica.

12. Mamãe pagou o remédio a farmacêutica.

13. Lia perdoou a colega grosseira.

14. Lia perguntou o horário a policial.

15. Leo respondeu a questão a amiga.

Em nossa Língua Portuguesa, existem também alguns nomes que exigem a preposição a. Usem o (`) acento grave, quando houver crase em:

16. Estou acostumada _____ crítica da turma.
17. Vivemos alheios _____ ociosidade de vocês.
18. Tenho aversão _____ cozinha suja.
19. Eu tenho inclinação _____ ação voluntária.
20. Moro em um bairro próximo _____ Associação Esportiva.
21. Tenho respeito _____ adversária de vocês.

Amanhã as respostas serão postadas.
Até lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário