domingo, 11 de setembro de 2011

Trabalhando com crase (01) correção

Trabalhando com CRASE (01)

Conferindo . . .

Bem! Vimos que isto (`) não é crase; isso aí é o acento grave, que indica a crase.
Portanto, dizemos que “vamos usar o acento grave para indicar a crase”.
Então, crase é a contração de dois sons idênticos: geralmente, encontramos a contração da preposição a com o artigo a (a+a=à), ou com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo (a+aquele = àquele).

Vejamos, pois, alguns verbos que aparecem com a preposição a:

Eu assisto a bons filmes. (Eu presencio, vejo e ouço...)

Eu aspiro a um cargo melhor na empresa. (Eu pretendo, almejo...)

Eu quero muito a você. (Eu estimo, quero bem...)

Eu viso ao bem-estar de todos. (Eu objetivo, pretendo...)

Preenchendo-se os espaços abaixo, usando a preposição a, quando necessária:
  1. O bom médico assiste o doente. (assistir = socorrer: sem preposição)
  1. Leo só assiste aos filmes de terror. (assistir a = presenciar)
  1. Lia só aspira ao sucesso. (aspirar a = desejar)
  1. Eu aspiro o aroma dos cravos. (aspirar = cheirar: sem preposição)
  1. Papai quer a você como a um filho. (querer a = estimar)
  1. Já você só quer o carro novo? (querer = desejar: sem preposição)
  1. O professor visou todos os exercícios. (visar = colocar visto: sem preposição)
  1. O atirador visou a ave e disparou a arma. (visar = mirar: sem preposição)
  1. Nós visamos ao sucesso de todos. (visar a = pretender)
Há também verbos que exigem a preposição a, ao se referirem a pessoas:
Eu enviei flores a meu professor.

Preenchendo os espaços, usando a preposição a só quando o verbo se referir a “alguém”, fica assim:

10. Mamãe enviou o doce ao vizinho.


11. Mamãe informou o acidente ao médico.

12. Mamãe pagou o remédio ao farmacêutico.

13. Lia perdoou ao colega grosseiro.

14. Lia perguntou o horário ao policial.

15. Leo respondeu o problema ao Edu.

Em nossa Língua Portuguesa, existem também alguns nomes que exigem a preposição a. Vamos recordar?

acostumado a:  Estamos acostumados ao trabalho diário.

alheio a:           Vivemos alheios a maledicências.

aversão a:        Temos aversão a mentiras.

devoção a:        Temos devoção a São Francisco.

devoto a:          Então, somos devotos a São Francisco.

inclinação a:      Não temos inclinação ao roubo.

próximo a:         Moramos próximos ao centro.

respeito a:         Temos respeito aos nossos pais.

situado a:          Nosso carro está situado ao lado do prédio.

Finalizando, quando encontramos uma preposição a + um artigo o (como vimos hoje)significa que estamos trabalhando com substantivos masculinos.
Assim, o ao não é uma crase; é, sim, uma combinação de sons diferentes.

Bem! Se hoje trabalhamos com substantivos masculinos, no próximo sábado, lidaremos com substantivos femininos.
Até lá!
Beijão.
mara


Nenhum comentário:

Postar um comentário