sábado, 10 de setembro de 2011

Trabalhando com crase (01)

Trabalhando com CRASE (01)

Bem! Para começarmos nosso trabalho, vejamos o que é crase.
Ela não é isto (`). Esse aí é o acento grave, que indica a crase.
Portanto, dizer que “vamos crasear o a” não procede!
Na verdade, crase é a soma, é a adição, é a união, é a contração de dois sons idênticos.
Geralmente, encontramos a contração da preposição a com o artigo a (a + a = à), ou com a dos pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo (a + aquele = àquele).

Mas aí, Vocês me perguntarão “de onde se tira a tal preposição”...
É justamente para lhes dar uma resposta que faremos uma preparação antes!

Em nossa Língua Portuguesa, existem verbos que, para terem mais de um significado, exigem a preposição a.
Vejamos, pois, alguns desses verbos:

Eu assisto a bons filmes. (Eu presencio, vejo e ouço...)

Eu aspiro a um cargo melhor na empresa. (Eu pretendo, almejo...)

Eu quero muito a você. (Eu estimo, quero bem...)

Eu viso ao bem-estar de todos. (Eu objetivo, pretendo, almejo...)

Tentem preencher os espaços abaixo, usando a preposição asó se ela for necessária. O artigo já está presente:
  1. O bom médico assiste o doente.

  1. Leo só assiste os filmes de terror.

  1. Lia só aspira o sucesso.

  1. Eu aspiro o aroma dos cravos.

  1. Papai quer você como a um filho.

  1. Já você só quer o carro novo?

  1. O professor visou todos os exercícios.

  1. O atirador visou a ave e disparou a arma.

  1. Nós visamos o sucesso de todos.

Há também verbos que exigem a preposição a, ao se referirem a pessoas:
Eu enviei flores a meu professor.
Informaram o horário aos alunos.
Paguei a conta ao padeiro.
Deus perdoa os pecados aos pecadores.
O professor perguntou a fórmula a mim.
Respondi a pergunta ao professor, com boa vontade.

Preencham os espaços, usando a preposição a só quando o verbo se referir a alguém”:

10. Mamãe enviou o doce o vizinho.

11. Mamãe informou o acidente o médico.

12. Mamãe pagou o remédio o farmacêutico.

13. Lia perdoou o colega grosseiro.

14. Lia perguntou o horário o policial.

15. Leo respondeu o problema o Edu.

Em nossa Língua Portuguesa, existem também alguns nomes que exigem a preposição a.

· acostumado a:  Estou acostumada ao mal gosto da turma.

· alheio a:           Vivemos alheios ao mal humor de vocês.

· aversão a:        Tenho aversão ao trabalho na cozinha.

· devoção a:        Tenho devoção a São Francisco.

· devoto a:          Então, sou devota a São Francisco.

· inclinação a:      Não tenho inclinação ao ócio.

· próximo a:         Moro em um bairro próximo ao centro.

· respeito a:         Tenho respeito ao inimigo.

· situado a:          Meu carro está situado ao lado do seu.

Amanhã as respostas serão postadas.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário