domingo, 4 de setembro de 2011

Trabalhando com pronomes relativos (04) correção


Trabalhando com PRONOMES RELATIVOS (04)

Conferindo . . .

Já vimos os pronomes relativos que e quem, cujo, cuja, . . .  
Hoje trabalharemos com “onde.

Vimos que o relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual.
Esta é a cidade onde (em que/na qual) habito.

Por outro lado, vimos que aonde é empregado com verbos que dão ideia de movimento e equivale a para onde”: é o resultado da combinação da preposição a + o pronome onde.
As crianças estavam perdidas, sem saber aonde ir.

Também vimos que, além do verbo “ir a”, outros verbos nos dão ideia de movimento: chegar a, dirigir-se a, levar algo a, . . .

Desconheço o lugar aonde você quer ir.
(Quem quer ir, quer ir a algum lugar.)

Aonde você quer chegar?
(Quem quer chegar, quer chegar a algum lugar.)
Mas, com o verbo entregar, quem entrega algo, entrega algo em algum lugar.
Assim, eu entregarei o peixe assado em domicílio.

Preenchendo os espaços, usando onde ou aonde, vejam como ficam os exercícios abaixo.

01. O bairro onde moro não é violento.
      (Quem mora mora em algum lugar.)

02. Já o bairro aonde vou é perigosíssimo.
      (Quem vai vai a algum lugar.)

03. Onde está Lia? Ela saiu; contudo, não sei aonde ela foi.
      (Quem está está em algum lugar.) (Quem vai vai a algum lugar.)

04. fui ao clube aonde Lia irá amanhã.
      (Quem vai vai a algum lugar.)

05. Mas hoje não sei por onde ela anda.
      (Quem anda anda por algum lugar.)

06. Sabe aonde esse ônibus vai?
      (Quem vai vai a algum lugar.)

07. sei por onde ele passará.
      (Quem passa passa por algum lugar.)

08. Não sei aonde ou a quem devo me dirigir.
      (Quem se dirige, se dirige a algum lugar.)

09. Onde você estiver, não se esqueça de mim.”
      (Quem está está em algum lugar.)

10. Aonde quer que eu / Levo você no olhar”
      (Quem vai vai a algum lugar.)

11. Onde está você / Se o sol morrendo te escondeu?”
     
(Quem está está em algum lugar.)

Para encerrar, vejam (e ouçam) a música de Vinícius de Moraes

ONDE ANDA VOCÊ (http://youtu.be/x787IgD-fQA)

E por falar em saudade onde anda você
Onde andam seus olhos que a gente não vê
Onde anda esse corpo
Que me deixou louco de tanto prazer
E por falar em beleza
onde anda a canção
Que se ouvia na noite dos bares de então
Onde a gente ficava, onde a gente se amava
Em total solidão
Hoje eu saio na noite vazia
Numa boemia sem razão de ser
Na rotina dos bares, que apesar dos pesares,
Me trazem você
E por falar em paixão, em razão de viver,
Você bem que podia me aparecer
Nesses mesmos lugares, na noite, nos bares
Onde anda você?

Até o próximo sábado, quando começaremos o estudo da crase.
Beijão.
mara



Nenhum comentário:

Postar um comentário