segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalhando com pronomes relativos (03) correção


Trabalhando com PRONOMES RELATIVOS (03)
Conferindo . . .

Já vimos os pronomes relativos que e quem.
Hoje o trabalho é com cujo, cuja, . . .

O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivale a do qual, de que, de quem. Indica posse; logo, deve concordar com a coisa possuída.
Vejam:
Cortaram as árvores. Os galhos das árvores estavam podres.
Cortaram as
árvores cujos galhos estavam podres.

Encontrei a garota. O pai da garota é meu professor.
Encontrei a garota cujo pai é meu professor.

Agora, como fica a transformação, usando cujo, cuja, cujos, cujas:

O país enfrenta problemas. A população do país cresce sem parar.
O país cuja população cresce sem parar enfrenta problemas.

Os meninos aguardavam no corredor. A mãe dos meninos estava sendo operada.
Os meninos cuja mãe estava sendo operada aguardavam no corredor.

O juiz vive tranquilo. As sentenças do juiz são sensatas.
O juiz cujas sentenças são sensatas vive tranquilo.

Antipatizei com o rapaz. Você conhece a namorada do rapaz.
Antipatizei com o rapaz cuja namorada você conhece.

A árvore morreu. Os frutos da árvore eram venenosos.
A árvore cujos frutos eram venenosos morreu.

O artista morreu ontem. Eu falara da obra do artista.
O artista de cuja obra eu falara morreu ontem.

As pessoas estão presas. Eu acreditei nas palavras das pessoas.
As pessoas em cujas palavras acreditei estão presas.

Eis o artista. Ontem eu me referi ao trabalho do artista.
Eis o artista a cujo trabalho eu me referi ontem.

Chegou o escritor. Não gosto das poesias do escritor.
Chegou o escritor de cujas poesias não gosto.

Eu conheço o professor.  Você foi ao escritório do professor.
Eu conheço o professor a cujo escritório você foi.

Eu comprei o livro. O escritor deixou sua marca nas folhas do livro.
Eu comprei o livro em cujas folhas o escritor deixou sua marca.

Na próxima semana, veremos o emprego do pronome relativo onde.
O relativo onde deve ser usado para indicar lugar e tem sentido aproximado de em que, no qual.
Esta é a cidade onde (em que/na qual) habito.
Até lá!
Beijão.
mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário