segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalhando com pronomes relativos (03)

Trabalhando com PRONOMES RELATIVOS (03)

Já vimos os pronomes relativosque e “quem”.
Hoje trabalharemos com “cujo, “cuja”, “cujos e cujas.

O pronome relativocujo é relativo possessivo e equivale a do qual, de que, de quem. Indica posse; logo, deve concordar com a coisa possuída.

Vejam:
Cortaram as árvores. Os galhos das árvores estavam podres.
Cortaram as árvores cujos galhos estavam podres.

Encontrei a garota. O pai da garota é meu professor.
Encontrei a garota cujo pai é meu professor.

Façam a transformação, usando cujo, cuja, cujos, cujas:

O país enfrenta problemas. A população do país cresce sem parar.
O país _____________________________________

O juiz vive tranquilo. As sentenças do juiz são sensatas.
O juiz _____________________________________

Os meninos aguardavam no corredor. A mãe dos meninos estava sendo operada.
Os meninos _____________________________________

Antipatizei com o rapaz.  Você conhece a namorada do rapaz.
Antipatizei _____________________________________

A árvore morreu. Os frutos da árvore eram venenosos.
A árvore _____________________________________

Agora, haverá verbos que pedem preposições:

O artista morreu ontem.  Eu falara da obra do artista.
O artista _________________________________

As pessoas estão presas.  Eu acreditei nas palavras das pessoas.
As pessoas ______________________________________

Eis o artista.  Ontem eu me referi ao trabalho do artista.


Chegou o escritor. Não gosto das poesias do escritor.
Chegou o escritor ______________________________________

Eu conheço o professor.  Você foi ao escritório do professor.
Eu conheço ______________________________________

Eu comprei o livro. O escritor deixou sua marca nas folhas do livro.
Eu comprei ______________________________________

Ah! Se eu vejo da, na, do, no e as outras flexões, é porque houve combinação de uma preposição com um artigo – com sons diferentes:
da: preposição de + atigo ‘a’
na: preposição em + artigo ‘a’
do: preposição de + artigo ‘o’
no: preposição em + artigo ‘o’

Perceberam que só artigo se flexiona (tem feminino, plural)? Bom!

Atenção!!!

Não utilizem artigo definido (a, as, o, os) depois do pronome cujo e suas variantes. São erradas construções como:
"A mulher cuja (a) bolsa foi roubada..." e "O garoto, cujo (o) pai é professor..."
Forma correta:  "cuja bolsa" e "cujo pai".

Bem, espero – e desejo! – que tenham entendido o trabalho de hoje; assim, farão os exercícios sem dificuldade.
Amanhã terão as respostas.
Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário