Trabalhando com os porquês
Conferindo. . .
Já trabalhamos com a ideia de causa.
Vocês já observaram as palavrinhas porque e como (essa última só no início da oração) e as expressões visto que, já que, uma vez que, que nos dão tal ideia.
Concluindo: Usamos porque quando queremos indicar causa e o trocamos por já que, uma vez que e visto que.
Agora vejam os espaços abaixo preenchidos com a palavrinha porque.
1. Eu sei! Du não foi ao cinema porque estava sonolento.
2. Ora! Eu saí sozinha porque meus pais permitiram.
3. Escrevo tudo corretamente porque leio bastante.
4. Du fala muito porque é um garoto alegre.
5. Leo gosta de cinema porque quer ser ator.
6. Leo é querido porque é muito simpático com todos.
7. Eu sei: eles ficaram sem intervalo porque brincaram nas aulas.
Bem, perceberam que as palavrinhas razão e motivo têm ideia de causa.
Vejam, então, os outros usos do porquê.
Substituindo as expressões a razão pela qual, o motivo pelo qual e por qual razão e por qual motivo pela expressão por que:
1. Não sei _por que_ Du não foi ao cinema com Leo.
2. Por que_ você saiu sozinha, Lia?
3. Por que_ você escreve tudo muito certinho?
4. Você sabe _por que_Du fala muito?
5. Você sabe _por que_ Lia quebrou o dedo?
6. Por que_ Léo gosta tanto de cinema?
7. Por que_ Leo é querido pela turma?
Completando. . .
A expressão por que (preposição “por” + pronome relativo “que”) foi usada no lugar de:
o motivo pelo qual e a razão pela qual.
Já a expressão por que (preposição “por” + pronome interrogativo “que”) foi usada no lugar de:
por qual motivo e por qual razão.
Se não quisermos usar os substantivos motivo e razão, deveremos acentuar o quê. Por quê? Porque ele fará as vezes dos substantivos ocultos (motivo e razão).
Eduardo não foi ao cinema com Leonardo? Por quê?
Eduardo fala muito? Por quê?
Lia quebrou o dedo? Por quê?
Leonardo gosta de cinema? Por quê?
Por falar em substantivo (o que dá nome aos seres), a palavra em estudo também pode se transformar em um. . . Quando? Quando a palavrinha vier acompanhada por um artigo (o, os, um, uns); aí ela assumirá a posição de um substantivo. Logo, o porquê (a causa, o motivo) deve ser escrito “junto e com acento”. Daí, creio que conheceram o emprego dos porquês!
Espero que tenham apreciado os novos conhecimentos.
Até o próximo sábado!
Beijão.
mara
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