sábado, 6 de agosto de 2011

Trabalhando com "os porquês"

Trabalhando com os porquês. . .

Já trabalhamos com a ideia de causa.
Vocês observaram as palavrinhas (porque e como – essa última no início da oração) e as expressões (visto que, já que, uma vez que), que nos dão tal ideia.

Concluindo: Usamos porque quando queremos indicar __________ e o 

trocamos  por ____________ , _____________ e _____________.
                           

Agora preencham os espaços abaixo, usando a palavrinha porque. Observe também as expressões coloridas.

 1.     Não sei o motivo pelo qual Du não foi ao cinema com Leo.

         Eu sei! Du não foi ao cinema ____________ estava sonolento.

 2.     Por qual o motivo você, Lia, você saiu sozinha?

         Ora! Eu saí sozinha ____________ meus pais permitiram.

 3.     Por qual motivo você escreve tudo muito certinho, Leo?

         Escrevo tudo corretamente ____________ leio bastante.

 4.     Você sabe o motivo pelo qual Du fala muito?

         Du fala muito ____________ é um garoto alegre.

 5.     Por qual razão Léo gosta tanto de cinema?

         Leo gosta de cinema ____________ quer ser ator. 

 6.     Vocês sabem a razão pela qual Leo é tão querido pela turma?

         Leo é querido ____________ é muito simpático com todos.

 7.     Alguém sabe o motivo pelo qual os meninos ficaram sem intervalo hoje?

         Eu sei: eles ficaram sem intervalo ____________  brincaram nas aulas.

Perceberam que as palavrinhas razão e motivo têm ideia de. . . causa?
Então, aproveitemos a oportunidade e vamos aprender o emprego de por que. . .
Usemos, pois, algumas das orações trabalhadas acima!

Agora substituam as expressões a razão pela qual, o motivo pelo qual e por qual razão e por qual motivo pela expressão por  que.  Tentem fazê-lo.

1.      Não sei ____________ Du não foi ao cinema com Leo.

2.      ____________ você saiu sozinha, Lia?

3.      ____________ você escreve tudo muito certinho?

4.      Você sabe ____________ Du fala muito?

5.      Você sabe ____________ Lia quebrou o dedo?

6.      ____________ Léo gosta tanto de cinema?

7.      _____________ Leo é querido pela turma?

Completem:
A expressão por que (preposição por + pronome relativo que) foi usada no lugar de:
_______________ e _______________.

Já a expressão por que (preposição por + pronome interrogativo que) foi usada no lugar de:
_______________ e _______________ .

Vocês devem estar se perguntando:
“– E quando deveremos usar Por quê?”
Vejam!
Eduardo não foi ao cinema com Leonardo?  Por que motivo?
Eduardo fala muito?  Por que razão?
Lia quebrou o dedo?  Por que motivo?
Leonardo gosta de cinema?  Por que razão?

Se não quisermos usar os substantivos motivo e razão, nós poderemos?
Sim! Para tanto, seremos obrigados a acentuar o quê. Ele fará as vezes  dos substantivos ocultos (motivo e razão). Entenderam?
Eduardo não foi ao cinema com Leonardo? Por quê?
Eduardo fala muito? Por quê?
Lia quebrou o dedo? Por quê?
Leonardo gosta de cinema? Por quê?

Espero que Vocês façam os exercícios com facilidade.
Ah! E as “dicas” devem ser memorizadas. . . Caso contrário, nada de aprendizagem.
Amanhã terão as respostas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário