domingo, 17 de julho de 2011

Trabalhando com ideias (09) correção

TRABALHANDO COM IDEIAS (09)

(Respostas)

Trabalhando com a ideia de PROPORÇÃO.
TenteI preencher os espaços, dando a todas as orações a idéia de proporção.

 01. Eu ia lhe contando os fatos, à medida que ele se interessava.

 02. O ruído aumentava, à proporção que eu me aproximava do moinho.

 03. Os alunos saíam, à medida que terminavam os exercícios de Física.

 04. À medida que envelheço, mais experiente fico.

 05. Quanto mais pensava no prejuízo, tanto mais apavorada eu ficava.

 06. À proporção que se contavam os votos, ela se aproximava do poder.

 07. Ela gritava, à medida que se aproximava da sala de cirurgia.

 08. Quanto mais ganhavam dinheiro, tanto mais sovinas ficavam.

 09. O estádio aplaudia, à medida que Pelé dominava a bola no jogo.

 10. À medida que remávamos, íamos nos distanciando da praia.

 11. À medida que o tempo passa, as rugas enfeitam minha face.

(Observação : As respostas são pessoais.)

Identificando a ideia contida em cada uma das orações reduzidas abaixo. . .

01. Alegraram-se ao receberem os campeões. (ideia de tempo)
02. Eles chegaram para comemorar a vitória. (ideia de finalidade)
03. Não poderão voltar aos jogos sem me avisar com antecedência. (ideia de condição)
04. Mesmo estando doente, assisti aos jogos. (ideia contrária)
05. Leo não compareceu por se encontrar doente. (ideia de causa)
06. Ele era alegre de fazer inveja. (ideia de consequência)
07. Apesar de estar triste, ele continuou sorridente. (ideia contrária)
08. Leo, ainda trajando pijama, apresentava-se elegantemente.
(ideia contrária)
09. Querendo, Leo assistirá aos jogos em outra ocasião. (ideia de condição)
10. Retornando dos jogos, ele voltará ao trabalho. (ideia de tempo)
11. Reconhecidos seus direitos, Leo terá outras oportunidades. (ideia de condição)
Espero que tenham acertado tudo.
No próximo sábado, teremos mais. . .
Até lá!
Beijão.
mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário