sábado, 9 de julho de 2011

Trabalhando com ideias (08)

TRABALHANDO COM IDEIAS (08)

Vamos trabalhar hoje com a ideia de CONFORMIDADE e com a de COMPARAÇÃO.

Abaixo, aparecem duas orações. A segunda deverá ser transformada em oração com ideia de conformidade. Usem: segundo, conforme, consoante e como.
Ah! Não se esqueçam de fazer as adequações necessárias.

1. A festa foi realizada.   Decidimos realizar a festa.
__________________________________________________

2. Comparecemos à festa.   Mamãe pediu nosso comparecimento à festa.
__________________________________________________

3. Os jovens limparam a sala.  A mãe pediu a limpeza da sala aos jovens.
__________________________________________________

4. A festa foi um sucesso.  Nós previmos o sucesso da festa.
__________________________________________________

5. Resolvi os problemas. Mamãe ensinou-me resolver os problemas.
__________________________________________________

Perceberam que a segunda oração só existe em função da primeira oração? É por esta razão – por depender de – que ela será subordinada à primeira oração.
Vamos alongar um pouco mais?
Se ela é subordinada e passa uma ideia de conformidade, ela será também conformativa: Oração Subordinada Conformativa.
Isso foi apenas curiosidade, hein? Não é preciso “decorar”.

Trabalhemos agora com comparações!
Vejam um verso de Raimundo Correia:
“Os sonhos, um por um, céleres voam, como voam as pombas dos pombais.”
Perceberam que o verbo nas duas orações é o mesmo?
Agora vejam outros exemplos!

Maria fala como um papagaio.
A maioria dos jovens age como criança.
“E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.” (Drummond)

Lembrem-se de que toda oração deve ter um verbo.
E Vocês perceberam que as orações (acima) que contêm o pedacinho como ou a expressão (mais...) que não possuem necessariamente o verbo?
Na verdade, como o verbo é o mesmo da oração anterior, ele não precisa se repetir! Fica oculto, ou subentendido... Isso, geralmente, ocorre nas orações comparativas.
Vejam: Maria fala como um papagaio (fala).   Perceberam?

Agora usem: qual, que, do que e quanto (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior, tão, tanto) e criem orações com ideia de comparação.

1. Seu trabalho de História está _______ legível _______ o meu!

2. Nossa mesa de trabalho ficou _______ pequena _______ a do chefe!

3. Seu olhar é bem _______ expressivo _______ o meu!

4. Nosso céu tem _______ estrelas _______ o céu de Portugal. . .

5. Aquela jovem é _______ bela _______ sua irmã.

6. Vaiava _______ um _______ o outro.

7. Sempre gostei _______ de Gramática _______ de Matemática.

Perceberam que os verbos das orações que vocês criaram também estão ocultos? Isso ocorre quando há comparação. . .
Agora, uma sugestão! Procurem pelas Figuras de Estilo: Elipse e Zeugma. . .
Bem. . . amanhã as respostas estarão aqui.
Até!
                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário