domingo, 26 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (06) correção

TRABALHANDO COM IDEIAS (06)

(Respostas)

Trabalhando com ideias CONTRÁRIAS, cada um deveria completar as orações abaixo, usando: embora, ainda que, apesar de que, conquanto, mesmo que, por mais que, se bem que, . . .
Bem. . . eu também completei!

1. Ela obteve boa nota, mesmo que não tenha estudado.

2. Lia continuava calada, por mais que nós a animássemos.

3. Não acredito em você, embora haja quem acredite.

4. Recusei sua proposta, conquanto fosse muito tentadora.

5. Não vou reagir, apesar de que eu esteja muito brava!  

6. Eu continuarei lutando, por mais que vocês me condenem.

7. Não haverá aula amanhã, por mais que eu queira.

8. Ela foi vencedora no vestibular, embora não merecesse.

9. Nós fomos derrotados, por mais que lutássemos.

Perceberam que trabalharam com duas idéias opostas?
Nós criamos orações CONCESSIVAS. Vejam!

Ela obteve boa nota, mesmo que não tenha estudado.
(idéia positiva)        (idéia negativa)

Abaixo, os pares de orações foram ligados por palavrinhas que indicam CONDIÇÃO:

1. Comprarei a casa, se eu receber uma bela herança.
    Comprarei a casa desde que eu receba uma bela herança.

2. As regras serão benéficas a todos se ninguém se opuser a elas.
     As regras serão benéficas a todos desde que ninguém se oponha a elas.

3. Serei o relator do grupo, se eu participar da reunião.
    Serei o relator do grupo, desde que eu participe da reunião.

4. Você obterá notas nos exames, se não deixar de estudar.
    Você obterá notas nos exames, desde que não deixe de estudar.

5. Faremos uma festa, se formos bem sucedidos nos exames.
    Faremos uma festa, desde que sejamos bem sucedidos nos exames.

6. O plano será perfeito, se você não falhar.
    O plano será perfeito, desde que você não falhe.

7. Todo tipo de esporte é benéfico, se for orientado.
    Todo tipo de esporte é benéfico, desde que seja orientado.

8. Eu farei exercícios, se o ortopedista os autorizar.
     Eu farei exercícios, desde que o ortopedista os autorize.

Certamente, Vocês notaram que o verbo se altera, quando trocamos se por desde que; a ideia, não!

Bem. . . trabalhamos com orações concessivas e condicionais.
Na próxima semana, teremos mais. Até lá!
Beijão.
mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário