domingo, 12 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (04)


Bom dia, Leitores! Infelizmente, ontem não me foi possível cumprir o combinado; logo, faço-o agora, postando o exercício (04). Com certeza, amanhã será postada a correção. Beijão. mara

TRABALHANDO COM IDEIAS (04)

Recordemos a idéia de TEMPO. (Modelos 1 e 2).
E trabalhemos com a idéia de CONDIÇÃO. (Modelo 3).
Então, façam os exercícios abaixo, seguindo os modelos.

Modelo1: Antes de ele sair, a mãe chegou com um pacote de comida.        
Antes que ele saísse, a mãe chegou com um pacote de comida.

a) Antes de a mãe chegar, Leo brincou com Kico, seu cão.
______________________________________________

b) Antes de a secretária sair, Kico fugiu para a rua.
______________________________________________

c) Antes de o sol raiar, Leo saiu à procura de Kico.
______________________________________________

d) Antes de Leo sair, a mãe preparou-lhe um apetitoso lanche.
______________________________________________

e) Antes de o sol se esconder, Leo apareceu com seu cão.
______________________________________________

Sabem o que Vocês acabaram de fazer? Vocês acabaram de transformar orações reduzidas – por um verbo no infinitivo – em orações desenvolvidas.
Hum! O que é “verbo no infinitivo”? É a forma em que ele se encontra. Pode terminar em -ar(amar), -er(beber),-or(por) e -ir(partir).
Lembraram-se dele? Que bom!


Modelo 2: Marcos se banhava. A mãe rezava. 
                   Marcos se banhava, enquanto a mãe rezava. 
Vocês deverão unir as duas orações, usando uma palavrinha (ou uma locução) que indique tempo. Podem usar quando, enquanto, antes que, apenas, assim que, cada vez que, depois que, desde que, logo que, mal, sempre que, . . . . Vejam o que é mais adequado.

a) O pai trabalhava.  Leonardo estudava.
___________________________________________________

b) Lia não explicava a lição.  Os alunos conversavam.
___________________________________________________

c) A mãe vibrava. Leonardo aprendia novas lições.
___________________________________________________

d) Lia sorria.  Leonardo jogava bola com Kico.
___________________________________________________

e) Mara corrigia os exercícios.  Os alunos faziam os exercícios.
___________________________________________________

Modelo 3: Trabalhemos com a ideia de condição! Vejam:
                   A chuva virá.  As plantas crescerão.
Ligarei as duas orações, usando, em uma delas, uma palavrinha que indique condição.
Ficará assim: Se a chuva vier, as plantas crescerão.     
     Ou: Caso a chuva venha, as plantas crescerão.
Agora, colocarei as duas orações, de maneira lógica: iniciando com a idéia principal (com a oração principal).
                 As plantas crescerão, se a chuva vier.
                 As plantas crescerão, caso a chuva venha.
                 As plantas crescerão, desde que a chuva venha.

Tentem fazer! Observem o verbo da oração com ideia de condição. É preciso que se concentrem – só isso!

a) A chuva cairá. O açude se encherá.
___________________________________________

b) A professora ensinará. Os alunos aprenderão.
___________________________________________

c) Léo será obediente. Léo ganhará os filmes desejados.
___________________________________________

d) O sol brilhará. Todos sairão à rua, com pandeiro e tamborim.
___________________________________________

e) O juiz não roubará. Meu time será campeão.
___________________________________________

Amanhã encontrarão, aqui, as respostas.
Até amanhã!
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário