domingo, 22 de maio de 2011

Trabalhando com ideias (01) correção

Bom dia, Leitor! Conforme o prometido, aí vão os espaços dos exercícios devidamente preenchidos – obedecendo a uma forma padrão. Espero que Você os tenha apreciado.

TRABALHANDO COM IDEIAS (01)

(Respostas)

Vamos conferir o trabalho com a idéia de CAUSA.
Ao longo do trabalho, Você deve ter observado bem as palavrinhas e as expressões que nos dão essa idéia.
Eis os exercícios abaixo, feitos segundo o modelo.

Modelo:          Porque não estudou, Lia foi reprovada.       
                              Não estudando, Lia foi reprovada.                 

a)      Não obtendo o dinheiro esperado, Leonardo não viajou.         

b)      Não gostando de bolo, Carolina não foi à festa.     

c)      Não comprando ingresso, os brasileiros não assistiram ao jogo.

d)      Bebendo muito, Paulo passou mal.

e)      Querendo aprender, eu não faço bagunça na escola.

f)       Sendo bom filho, obedeço a meus pais.

g)      Fazendo regime com nutricionista, emagreço com saúde.

Completaram-se os espaços, usando-se uma palavra única que indica CAUSA. Veja!

a)  Eu estudo com a Mara  porque  quero aprender a escrever bem.

b)  Lia foi reprovada  porque  não  estudou.

c)  Juca não viajou  porque  não  obteve o dinheiro esperado.

d)  Carolina não foi à festa  porque  não gostava de bolo.

e)  Os brasileiros não assistiram ao jogo porque  não compraram ingresso.

f)  Mário passou mal  porque  bebeu muito.

g)  Eu não bagunço a aula  porque  quero aprender.

h)  Obedeço a meus pais  porque  sou bom filho.

i)  Emagreço com saúde  porque   faço regime com nutricionista.

Creio que Você já percebeu que, quando houver idéia de CAUSA, usa-se a palavra _porque_.

Trocando essa palavrinha por: visto que, já que, uma vez que, o resultado pode ser este:

Luísa foi reprovada porque não estudou o suficiente.
Luísa foi reprovada __visto que__ foi negligente.
Luísa foi reprovada __já que __ não gosta de Matemática.
Luísa foi reprovada __uma vez que__ nada aprendeu.

O sucesso da festa foi garantido porque participamos da organização.
O sucesso da festa foi garantido __visto que__ cada um fez sua parte.
O sucesso da festa foi garantido __já que__ todos compareceram.
O sucesso da festa foi garantido __uma vez que__ preparamos tudo com carinho.

Eu saí apressado, porque pretendia ver Carolina.
Eu saí apressado, __visto que__ estava atrasado.
Eu saí apressado, __já que__ Carolina me esperava.
Eu saí apressado, __uma vez que__ não queria ser irresponsável.

Se Você usou as expressões em outra ordem, tudo bem.
Tembém acertou!

Percebeu que a palavrinha como, no início da oração, também pode passar a idéia de CAUSA? Ótimo!
Os exemplos solicitados são pessoais. Cada um fez os seus.

Até os próximos exercícios! Até sábado!
Beijão.
mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário