segunda-feira, 13 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (04) correção

TRABALHANDO COM IDEIAS (04)

 (Respostas)

Modelo 1:  Vejamos como fica o “desenvolvimento” de orações reduzidas por verbos no infinitivo. Confiram!

a) Antes que a mãe chegasse, Leo brincou com Kico, seu cão.

b) Antes que a secretária saísse, Kico fugiu para a rua.

c) Antes que o sol raiasse, Leo saiu à procura de Kico.

d) Antes que Leo saísse, a mãe preparou-lhe um apetitoso lanche.

f) Antes que o sol se escondesse, Leo apareceu com seu cão.

Bem... Como já escrevi, Vocês transformaram orações reduzidas – por um verbo no infinitivo – em orações desenvolvidas. Vocês as desenvolveram, trocando o verbo no infinitivo por uma conjunção! Como são duas palavrinhas (antes que), podemos dizer que é uma locução conjuntiva. E tem mais: perceberam a mudança nos verbos? Sim! Usaram o tempo que termina em –sse”, porque as ações estão todas no passado.

Modelo 2. Vejamos como ficaram as orações unidas com uma palavrinha (ou com uma locução) que indica tempo.

a) O pai trabalhava, enquanto Leonardo estudava.

b) Lia não explicava a lição, cada vez que os alunos conversavam.

c) A mãe vibrava, sempre que Leonardo aprendia novas lições.

d) Lia sorria, quando Leonardo jogava bola com Kico.

e) Mara corrigia os exercícios, depois que os alunos os faziam.

Se Vocês usaram termos diferentes desses e se a comunicação foi estabelecida, ótimo!

Modelo 3: A união das duas orações será de maneira lógica : a idéia central (oração principal) no início.
                
a) A chuva cairá. O açude se encherá.
    O açude se encherá, se a chuva cair.
    O açude se encherá, caso a chuva caia.
    O açude se encherá, desde que a chuva caia.

b) A professora ensinará. Os alunos aprenderão.
    Os alunos aprenderão, se a professora ensinar.
    Os alunos aprenderão, caso a professora ensine.
    Os alunos aprenderão, contanto que a professora ensine.

c) Léo será obediente. Léo ganhará todos os filmes desejados.
    Léo ganhará os filmes desejados, se for obediente.
    Léo ganhará os filmes desejados, caso seja obediente.
    Léo ganhará os filmes desejados, contanto que seja obediente.

d) O sol brilhará. Todos sairão à rua com pandeiro.
    Todos sairão à rua com pandeiro, se o sol brilhar.
    Todos sairão à rua com pandeiro, caso o sol brilhe.
    Todos sairão à rua com pandeiro, contanto que o sol brilhe.

e) O juiz não roubará. Meu time será campeão.
    Meu time será campeão, se o juiz não roubar.
    Meu time será campeão, caso o juiz não roube.
    Meu time será campeão, contanto que o juiz não roube.
    Meu time será campeão, desde que o juiz não roube.

Viram o porquê de “Malabarismos com palavras”? Ao trocar o se por outra conjunção – ou por uma locução conjuntiva –, fui obrigada a mexer na estrutura da frase: nos verbos. Todavia, a ideia permaneceu a mesma. . . É isso que acontece quando queremos (ou gostamos de) “trabalhar” uma ideia escrita.
Beijão.
mara



domingo, 12 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (04)


Bom dia, Leitores! Infelizmente, ontem não me foi possível cumprir o combinado; logo, faço-o agora, postando o exercício (04). Com certeza, amanhã será postada a correção. Beijão. mara

TRABALHANDO COM IDEIAS (04)

Recordemos a idéia de TEMPO. (Modelos 1 e 2).
E trabalhemos com a idéia de CONDIÇÃO. (Modelo 3).
Então, façam os exercícios abaixo, seguindo os modelos.

Modelo1: Antes de ele sair, a mãe chegou com um pacote de comida.        
Antes que ele saísse, a mãe chegou com um pacote de comida.

a) Antes de a mãe chegar, Leo brincou com Kico, seu cão.
______________________________________________

b) Antes de a secretária sair, Kico fugiu para a rua.
______________________________________________

c) Antes de o sol raiar, Leo saiu à procura de Kico.
______________________________________________

d) Antes de Leo sair, a mãe preparou-lhe um apetitoso lanche.
______________________________________________

e) Antes de o sol se esconder, Leo apareceu com seu cão.
______________________________________________

Sabem o que Vocês acabaram de fazer? Vocês acabaram de transformar orações reduzidas – por um verbo no infinitivo – em orações desenvolvidas.
Hum! O que é “verbo no infinitivo”? É a forma em que ele se encontra. Pode terminar em -ar(amar), -er(beber),-or(por) e -ir(partir).
Lembraram-se dele? Que bom!


Modelo 2: Marcos se banhava. A mãe rezava. 
                   Marcos se banhava, enquanto a mãe rezava. 
Vocês deverão unir as duas orações, usando uma palavrinha (ou uma locução) que indique tempo. Podem usar quando, enquanto, antes que, apenas, assim que, cada vez que, depois que, desde que, logo que, mal, sempre que, . . . . Vejam o que é mais adequado.

a) O pai trabalhava.  Leonardo estudava.
___________________________________________________

b) Lia não explicava a lição.  Os alunos conversavam.
___________________________________________________

c) A mãe vibrava. Leonardo aprendia novas lições.
___________________________________________________

d) Lia sorria.  Leonardo jogava bola com Kico.
___________________________________________________

e) Mara corrigia os exercícios.  Os alunos faziam os exercícios.
___________________________________________________

Modelo 3: Trabalhemos com a ideia de condição! Vejam:
                   A chuva virá.  As plantas crescerão.
Ligarei as duas orações, usando, em uma delas, uma palavrinha que indique condição.
Ficará assim: Se a chuva vier, as plantas crescerão.     
     Ou: Caso a chuva venha, as plantas crescerão.
Agora, colocarei as duas orações, de maneira lógica: iniciando com a idéia principal (com a oração principal).
                 As plantas crescerão, se a chuva vier.
                 As plantas crescerão, caso a chuva venha.
                 As plantas crescerão, desde que a chuva venha.

Tentem fazer! Observem o verbo da oração com ideia de condição. É preciso que se concentrem – só isso!

a) A chuva cairá. O açude se encherá.
___________________________________________

b) A professora ensinará. Os alunos aprenderão.
___________________________________________

c) Léo será obediente. Léo ganhará os filmes desejados.
___________________________________________

d) O sol brilhará. Todos sairão à rua, com pandeiro e tamborim.
___________________________________________

e) O juiz não roubará. Meu time será campeão.
___________________________________________

Amanhã encontrarão, aqui, as respostas.
Até amanhã!
                      

domingo, 5 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (03) correção

TRABALHANDO COM IDEIAS (03)

 (Respostas)

Vejamos como se preenchem os espaços abaixo. Confiram!

1. Assim que tomou da palavra, o deputado fez um longo discurso.
Quando      tomou da palavra, o deputado só disse tolices.
Logo que    tomou da palavra, o deputado atraiu a ira do povo.
Depois que tomou da palavra, o deputado foi vaiado.
Desde que  tomou da palavra, o deputado mostrou sua fraqueza.

2. Depois que Léo chegou, só se ouviram suspiros.
Quando     Léo chegou, as garotas suspiraram.
Assim que Léo chegou, só se ouviram sussurros.
Logo que   Léo chegou, fez o maior sucesso.
Desde que Léo chegou, despertou a atenção de Lia.

3. Quando o mestre entrou, todos se levantaram.
         Assim que  o mestre entrou, todos se calaram.
Logo que    o mestre entrou, todos abriram o livro.
Desde que  o mestre entrou, os alunos sorriram.
Depois que o mestre entrou, todos começaram a leitura.

Se Vocês usaram as expressões e a palavrinha em outra ordem, também acertaram! Parabéns!

Agora, vejamos como fica a comunicação, sem a palavrinha porque e as demais expressões, substituídas pelo verbo no GERÚNDIO!

Fechando-se as cortinas, começou a exibição do filme.

Tomando da palavra, o deputado fez um longo discurso.

Pondo-se o sol, os camponeses começaram as cantigas dolentes.

Chegando Leo, só se ouviram suspiros.

Entrando o mestre, todos se levantaram.

Vendo-o, meu coração bateu mais forte.

Surgindo o sol, abriram-se as portas do casarão.

Vocês tiveram oportunidade de expressar uma mesma ideia de seis maneiras diferentes. Gostaram? Então escolham a sua preferida e se comuniquem – e bem!
Aguardem os próximos exercícios.
Beijão.
mara

sábado, 4 de junho de 2011

Trabalhando com ideias (03)

TRABALHANDO COM IDEIAS (03)

Hoje vamos trabalhar com a ideia de TEMPO.
Não se esqueçam de observar a palavrinha e as expressões que nos dão tal idéia.

         Quando o sol se pôs, nós abandonamos o campo.
         Logo que o sol se pôs, as aves voaram em bandos.
         Assim que o sol se pôs, voltamos para a cidade.
         Desde que o sol se pôs, o sino da igreja começou bater.
         Depois que o sol se pôs, apreciamos o brilho da lua.

Agora, tentem preencher os espaços, seguindo os exemplos acima.
Procurem usar todas as expressões e a palavra quando.

1. Assim que tomou da palavra, o deputado fez um longo discurso.
         ____________ tomou da palavra, o deputado só disse tolices.

___________ tomou da palavra, o deputado atraiu a ira do povo.

___________ tomou da palavra, o deputado foi vaiado.

___________ tomou da palavra, o deputado mostrou sua fraqueza.

2. Depois que Léo chegou, só se ouviam suspiros.
__________ Léo chegou, as garotas suspiraram.

__________ Léo chegou, só se ouviam sussurros.

__________ Léo chegou, fez o maior sucesso.

__________ Léo chegou, despertou a atenção de Lia.

3. Quando o mestre entrou, todos se levantaram.
         ___________ o mestre entrou, todos se calaram.

__________ o mestre entrou, todos abriram o livro.

__________ o mestre entrou, os alunos sorriram.

__________ o mestre entrou, todos se levantaram.

O ideal seria que os exercícios, em cada bloco, tivessem a mesma oração principal. Não o fiz, para que Vocês não desanimassem.
Agora, vamos eliminar a palavra e as expressões iniciais e colocar o verbo da primeira oração, no GERÚNDIO.

O que é verbo no GERÚNDIO? Hum! É a forma em que ele se encontra. Pode terminar em “-ando”(amando),                  
“-endo”(bebendo),“-ondo” (pondo) e
“-indo”(partindo).  Lembraram-se dele?

Bem! Será outra maneira de expressar a mesma ideia: a de TEMPO.
Vejam!       Quando o sol se pôs, abandonamos o campo.
                   Pondo-se o sol, abandonamos o campo.

Tentem fazer!
  • Logo que se fecharam as cortinas, começou a exibição do filme.
Fechando-se ___________________________________

  • Assim que tomou da palavra, o deputado fez um longo discurso.
__________________________________________________

  • Desde que o sol se pôs, os camponeses começaram suas cantigas.
__________________________________________________

  • Depois que Léo chegou, só se ouviram suspiros.
__________________________________________________

  • Quando o mestre entrou, todos se levantaram.
__________________________________________________

  • Assim que o vi, meu coração bateu mais forte.
__________________________________________________

  • Desde que o sol surgiu, abriram-se as portas e as janelas do casarão.
__________________________________________________

Difícil? É que Vocês fizeram Orações Reduzidas de Gerúndio, sem notar. Cansaram-se? Ah! Mas, perceberam que expressaram uma mesma ideia de várias maneiras, não é? Pois esse é o objetivo da tão temida “análise sintática”!
Aguardem as respostas.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Meu contentamento(1) . . .

Boa noite, Amigas e Amigos! Continuo muito feliz com... digamos... o resultado satisfatório do Blog. Tenho encontrado várias pessoas que se dizem participantes dele – mesmo não se tornando “seguidores”. Na última quarta-feira, MARIA ONDINA NIERO NAUFEL – “a” Educadora da cidade – confidenciou--me que recomendara a uma professora, que ela coordena na Escola Nova, que trabalhasse, com seus alunos, os exercícios aqui propostos. Só tenho que ser grata à atenção de todos Vocês – Amigos e ex-Alunos. ESTEJAM E SEJAM E FIQUEM FELIZES!” Beijão e até amanhã. mara

domingo, 29 de maio de 2011

Trabalhando com ideias (02) correção

TRABALHANDO COM IDEIAS (02)

 (Respostas)

Conferindo o trabalho com a ideia de CAUSA e a de CONSEQUÊNCIA . . . 
Observaram bem as palavrinhas e as expressões que nos dão essas ideias? Então vejamos a transformação de uma oração com ideia de causa em outra, com ideia de consequência, e vice-versa.

Desmaiei porque senti dor demais (ou muita dor).

Tínhamos tão pouca idade que não fizemos o curso.

Ficamos intoxicados porque mexemos demais com tinta.

A blusa verde desbotou porque a lavei demais.

Não fui à escola ontem porque estava muito gripada.

Ontem, gritei tanto no jogo do Timão que estou rouca.

Eu estava tão distraída que você me abraçou.

Você estava tão pintado que não o reconheci.

Aceitamos o convite para o clube porque ela insistiu demais.

Usei “demais”, “muito”, para manter a ideia de “tão” e “tanto”.
Se houver alguma dúvida, por favor, enviem-na no espaço para comentários.

Agora, vejam se, de fato, aprenderam.

Quando houver ideia de CAUSA, usa-se a palavra porque.
Trocando essa palavrinha por: visto que, já que, uma vez que, o resultado pode ser este:

Fazia tudo o que lhe viesse à cabeça, porque iria morrer.
Fazia tudo o que lhe viesse à cabeça, já que perdera a esperança.
Fazia tudo o que lhe viesse à cabeça, uma vez que seu tempo era curto.
Fazia tudo o que lhe viesse à cabeça, visto que enlouquecera.

Prestigiaremos o rapaz porque ele merece.
Prestigiaremos o rapaz visto que ele conquistou o grande prêmio.
Prestigiaremos o rapaz já que ele é muito estudioso.
Prestigiaremos o rapaz uma vez que ele se esforçou o tempo todo.

Vejam o uso da palavrinha como com ideia de causa.

Como nunca foi embora, a velha prática da corrupção não pode voltar.
Como iria morrer, fazia tudo que lhe viesse à cabeça.
Como o rapaz se esforçou o tempo todo, nós o prestigiaremos.

É isso! Espero que tenham acertado tudo.
Aguardem os próximos exercícios.
Beijão.
mara