sábado, 8 de outubro de 2011

Trabalhando com crase (05)

Trabalhando com CRASE (05)

Façamos mais alguns exercícios, aplicando o uso do acento grave. Assim, usem-no nas orações abaixo, “se” Vocês conseguirem contrair a preposição a + o artigo a.

Atenção!
O a será artigo somente antes de substantivo feminino singular – e nem todos os substantivos femininos aceitam o artigo a . . .
Não dizemos: A Roma é a cidade eterna. Dizemos: Roma é a cidade eterna. Logo, Roma é substantivo feminino e NÃO aceita o artigo a.

01. Quero __ Edu como quero __ você.

02. Quero __ você como quero __ um filho.

03. Deus perdoa __ todos os pecadores arrependidos.

04. Pagaram todos os centavos __ pobre senhora.                       


05. Pagamos o pão __ dona da padaria.


06. Eu não desobedeço __ meus pais.


07. Lia desobedece __ professora.


08. Nós assistimos __ o espetáculo carnavalesco.


09. Eles assistem __ novelas da Globo.


10. Eu só assisto __ novela das seis.


11. Ah! Eles assistem __ todas.


12. Eu prefiro doce de leite __ chocolate.


13. Eu prefiro abacaxi __ maçã.


14. Ele prefere o abacaxi __ a maçã.


15. Nós preferimos sorvete __ doce.


16. Eles preferem o sorvete __ o doce.


17. Todos preferem o sorvete __ a maçã.


18. Eu prefiro ler __ ver TV.


19. Ah! Eu já prefiro ver TV __ estudar ou ler.


20. Eu aspiro __ passar no exame.


21. Ele aspira __ um posto melhor na empresa.


22. Nós aspiramos __ dias melhores.


23. Eu viso __ passar no exame.


24. Ele visa __ um posto melhor na empresa.


25. Nós visamos __ dias melhores.


Amanhã virão as respostas.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário